ELETRONICA ATUALIZADA

ESTE FÓRUM DESTINA-SE A DISCUSSÃO TÉCNICA, ESQUEMAS, MANUAIS, MODOS DE SERVIÇOS, DADOS TÉCNICOS E ASSUNTOS RELACIONADOS A ÁREA DE ELETRONICA
 
InícioInício  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Ajuda instalação interfone HDL - Utilizando inviolabilidade elétrica.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Dusec



Masculino Número de Mensagens : 2
Idade : 42
Emprego/lazer : Professor
Humor : Filmes
Data de inscrição : 17/08/2012

MensagemAssunto: Ajuda instalação interfone HDL - Utilizando inviolabilidade elétrica.   Sex 17 Ago 2012, 3:02 am

Olá pessoal.

Entro em contato para ver quem pode me ajudar, que tenha conhecimento elétrico e eletrônico em um nível que dê para sanar minhas dúvidas.

O que ocorre é o seguinte:

Em meu condomínio, há 3 apartamentos. O interfone é muito antigo e decidimos, já que estamos em obras, trocar todo o sistema.

Adquirimos um interfone HDL MPE 04. O mesmo vem com um manual bem básico, que não explica como proceder para fazer algo que precisamos. O que queremos é o seguinte: apertando o botão de abrir dos monofones (tipo os telefones dos sistemas de interfone), 2 fechaduras HDL são abertas simultaneamente. Mas como é um condomínio, às vezes não necessitamos abrir as duas fechaduras, por exemplo, quando estamos saíndo em direção à garagem, em que precisamos abrir apenas uma delas. Para isso, o sistema atual conta com 2 circuitos de relé, capacitor e diodo ligados a dois botões tipo campaínha. Assim, quando clicamos em um botão, apenas uma fechadura se abre e o outro botão abre a outra.

Vejam inicialmente o manual do produto:



Enfim, pesquisei, um pessoal de uma loja de elétrica até me passou uma maneira de fazer isso utilizando o sistema do interfone HDL (bornes F F da central de comando).



Ocorre que dessa forma, o sistema pode ser violado pois a central de comando (onde estão os bornes F F) fica na caixa do próprio interfone. Pessoas que entendem se utilizam disso para abrir as portas pelo lado de fora (atenção, vejam o risco disso).

Para evitar isso, o sistema possui uma segunda opção, que é fazer a ligação dos botões de abrir dos monofones diretamente às fechaduras, sem passar pela central de comando do interfone. Para isso retiramos 2 jumpers nos monofones e utilizamos os bornes FE e FS dos monofones. Vejam a imagem abaixo:



Assim, para ligar duas fechaduras utilizando o esquema inviolável, fiz um esquema:



Minhas dúvidas residem aqui.

1) A fonte HDL libera 12 V em Corrente Alternada, e não contínua. Dessa forma, é seguro utilizar um diodo apenas no conjunto? Pergunto isso pois fico pensando quando a corrente flui no sentido contrário se ela pode danificar o circuito -> relé, diodo e capacitor.

Para tentar resolver isso pensei em utilizar 2 diodos, um na entrada e outro na saída do conjunto: relé + capacitor, como na imagem abaixo:



Porém, não sei se pode-se utilizar 2 diodos e mesmo que possa, não sei se isso abaixa muito a tensão a ponto de o relé, que é de 12V, não funcionar corretamente.

Minhas dúvidas se baseiam em um modelo desse circuitinho que está sendo utilizado atualmente no sistema atual de interfone. Mas a diferença é que no sistema atual, a saída de 12V é de Corrente Contínua. Assim temos mais garantia de que a corrente flui em um só sentido. Sendo Corrente Alternada (como é o caso das fontes HDL), não sei se esse circuito serve para o fim da forma como está sendo utilizado atualmente.

Outras informações técnicas e sugeridas são as seguintes: relé - 12 V; capacitor: 470uF 35V; Diodo IN 4002.

Alguém pode me ajudar?

Desde já agradeço a atenção de todos.

Abraços,

Eduardo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Dusec



Masculino Número de Mensagens : 2
Idade : 42
Emprego/lazer : Professor
Humor : Filmes
Data de inscrição : 17/08/2012

MensagemAssunto: Re: Ajuda instalação interfone HDL - Utilizando inviolabilidade elétrica.   Sex 17 Ago 2012, 3:54 pm

Olá pessoal.

Seguinte, refiz os dois modelos de esquemas pois havia cometido um erro no post anterior. Coloquei a polaridade do capacitor invertida. Também, nestas imagens, coloquei a simbologia do diodo pra facilitar o entendimento.

Aguardo ajuda!

Vejam os esquemas:


ou



Abraços e obrigado!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Ajuda instalação interfone HDL - Utilizando inviolabilidade elétrica.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Ajuda com midis e VST
» Novos captadores e nova parte elétrica para strinberg 5 cordas passivo
» Ajuda com Contra baixo.. Iniciante.. iniciando...
» Quarto Acústico - Ajuda?
» ajuda para comprar meu primeiro baixo

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ELETRONICA ATUALIZADA :: TÓPICO GERAL :: COLOCAR PEDIDO DE AJUDA-
Ir para: